Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação

Edição Atual

v. 2 n. 4 (2024)
Publicado em julho 4, 2024
Edição Regular - Fast Track parte 1/2

Editorial

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PILAR DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ACADÊMICO

Por Thais Barbosa Reis - Coordenadora das Atividades de Extensão Universitária das Faculdades SENAI São Paulo

A extensão universitária, frequentemente referida como o terceiro pilar das Instituições de Ensino Superior, ao lado do ensino e da pesquisa, desempenha um papel crucial na promoção da educação humanística e do desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades. Em sua essência, a extensão universitária busca fortalecer a relação entre a academia e a sociedade, promovendo a troca de saberes e a aplicação prática do conhecimento acadêmico para resolução de problemas concretos.

Historicamente, a extensão universitária no Brasil tem sido um canal para a democratização do conhecimento e a promoção da cidadania. Por meio de projetos, programas e ações extensionistas, as Instituições de Ensino Superior não apenas difundem conhecimento, mas também se nutrem das experiências e saberes das comunidades com as quais interagem. Essa interação bidirecional enriquece tanto a formação acadêmica dos estudantes quanto o desenvolvimento comunitário.

Uma das principais características da extensão universitária é sua capacidade de promover a interdisciplinaridade. Ao enfrentar problemas complexos e multifacetados, os projetos de extensão frequentemente envolvem diferentes áreas do conhecimento, proporcionando aos estudantes uma visão mais ampla e integrada dos conteúdos dos cursos. Essa abordagem não só enriquece o processo de ensino-aprendizagem ao desenvolver competências técnicas e socioemocionais dos estudantes, mas também gera soluções mais completas e inovadoras para os desafios sociais.

Nesse sentido, a Política de Extensão Universitária das Faculdades SENAI São Paulo, foi constituída abordando cinco Programas de Extensão, quais sejam: 1) Reconstruindo Raízes – teias e cores da nossa herança cultural brasileira; 2) Conectados pela Comunidade; 3) Incluir para Evoluir; 4) Sustentabilidade 360º e 5) Mulheres em foco. No primeiro semestre de 2024, os estudantes escolheram um programa para desenvolver seus projetos de extensão universitária juntamente com entidades e associações, em sua maioria conveniadas ao SENAI-SP, e entregaram, como produto final, protótipos, treinamentos, oficinas e workshops, palestras, eventos, produção audiovisual, produtos artísticos e culturais e cartilhas.

Os produtos resultantes dos projetos de extensão dos estudantes das Faculdades SENAI São Paulo, foram apresentados em um grande evento ocorrido no dia 14 de junho de 2024, no Campus Anchieta-Vila Mariana, com o tema principal “Reconstruindo Raízes – teias e cores da nossa herança cultural brasileira”.

Esta Edição Regular da Revista conta com uma seção especial focada em Extensão Universitária, com artigos na modalidade Fast Track, com relatos de projetos extensionistas realizados por estudantes das Faculdades SENAI São Paulo no primeiro semestre de 2024. Os artigos “Crescendo como cidadão: a extensão universitária como caminho para a formação integral do aluno”, “Estudo de viabilidade de tecnologia de notificação em tempo real para áreas de risco utilizando lógica paraconsistente”, “Manutenção e escuta:  apoio a uma instituição de acolhimento a homens idosos em vulnerabilidade social”, “Desenvolvimento dos programas de extensão universitária no curso superior de tecnologia em alimentos”, “O uso de project based learning como estratégia desafiadora no curso superior de tecnologia em ciência de dados”, “Arte, tecnologia e educação: promovendo a conscientização sobre a cultura afro-brasileira” e “Explorando a cultura afro-brasileira: modelagem e 3D e impressão de ferramentas dos orixás” abordam projetos e experiências de estudantes e professores orientadores nos programas de Extensão Universitária das Faculdades SENAI São Paulo.

Diante da experiência das Faculdades SENAI, observou-se que a extensão universitária é um poderoso instrumento para o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais dos estudantes, bem como de promoção da inclusão social, com forte o potencial de impactar positivamente a vida de populações vulneráveis, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

Ao fomentar o diálogo entre a universidade e a sociedade, a extensão contribui para a construção de uma educação superior mais relevante e conectada com as demandas do mundo contemporâneo.

Neste editorial, convidamos todos/as os/as leitores/as a refletirem sobre a importância da extensão universitária e a se envolverem ativamente com os projetos realizados por estudantes das Faculdades SENAI São Paulo.

Boa leitura!

Fast Track

Alan Tavella, Eliete Marques da Silva, Joyce Regina de Barros, Sandra Emi Kitahara, Maria Luiza Marchiori Visintin Formigoni
01-07
Desenvolvimento dos programas de extensão universitária no curso Superior de Tecnologia em Alimentos
https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.113
PDF
Marcos Vinicius Oliveira dos Santos, Jéssica Franzon Cruz do Espirito Santo, Caique Zaneti Kirilo, Vivian de Oliveira Preto
08-13
Crescendo como cidadão: a extensão universitária como caminho para a formação integral do aluno
https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.98
PDF
Douglas José Baquião Ribeiro, Manuel Patricio da Silva Bisneto, Edson Pereira da Silva
14-18
Manutenção e escuta: apoio a uma instituição de acolhimento a homens idosos em vulnerabilidade social
https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.109
PDF
Luiz Carlos Machi Lozano, Natália Oliveira Cortez, Jéssica Franzon Cruz do Espirito Santo, Caique Zaneti Kirilo
19-24
Estudo de viabilidade de tecnologia de notificação em tempo real para áreas de risco utilizando lógica paraconsistente
https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.102
PDF
Nilson Disposto Souza , Vitor Santos da Anunciação , Lucas Jose dos Santos, Antonio Norberto de Souto , Gilderlon Fernandes Oliveira
25-32
Arte, tecnologia e educação: promovendo a conscientização sobre a cultura Afro-Brasileira
https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.118
PDF
Vivian de Oliveira Preto, Priscila Henrique Medeiros dos Santos Gigueira, Jéssica Franzon Cruz do Espirito Santo, Caique Zaneti Kirilo
33-39
O uso de project based learning como estratégia desafiadora no curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados
https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.116
PDF
Joel Santana Barros de Lima Cipriano , Thiago Felix de Freitas , Thiago da Costa Rocha , Vitória Nunes Silva, Murilo Eloy Christe da Silva, Diego Allifer Silva, Gilderlon Fernandes Oliveira
40-47
Explorando a cultura Afro-Brasileira: modelagem 3D e impressão de ferramentas dos Orixás
https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.119
PDF
Ver Todas as Edições