Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.  
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Os endereços eletrônicos (URLs) para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Os autores leram todas as diretrizes de submissão e encontram-se de acordo com as mesmas, inclusive no que tange as normas éticas e direitos autorais. 

Diretrizes para Autores

A Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação segue as boas práticas editoriais e se dedica a promover a ética e integridade nas publicações, conforme o Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP  e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPADque abordam um conjunto de critérios e orientações a respeito da publicação científica, dos papéis da equipe editorial e dos participantes envolvidos no processo, tanto sob o ponto de vista ético quanto operacional.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS 

Escopo: as áreas temáticas de publicação definidas pelo Conselho Editorial da Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação, são: Alimentos, Ciência da Computação, Design de Moda, Eletrônica Industrial,  Fabricação Mecânica, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Mecânica de Precisão, Produção Gráfica, Produção de Vestuário, Sistemas Automotivos, Polímeros, Educação, Ensino-Aprendizagem,  Informação Tecnológica, Indústria 4.0.

Autores: são permitidos no máximo oito autores por artigo e, após a submissão, não são permitidas alterações na autoria (remoção, inclusão e substituição). Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo. No caso de manuscritos com mais de um autor, solicita-se a indicação de um autor correspondente, que será o único a quem as correspondências editoriais serão encaminhadas e que poderá acompanhar o processo de submissão.

Critérios de autoria: conforme critérios adaptados do ICMJE (2022) só deverão ser designados como autores, pessoas que tenham participado de forma substancial do desenvolvimento do trabalho, ou seja, desde a concepção até a divulgação da pesquisa, de modo a assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Os créditos de autoria devem estar baseados somente em contribuições substanciais para: 

a) ideação, planejamento, análise ou interpretação dos dados; 

b) redação do artigo ou sua revisão intelectual crítica; 

c) responsabilidade pela aprovação final para publicação. 

Todas essas condições devem ser cumpridas. Contribuições menores, tais como sugestão de referências, de análise de dados ou auxílio na editoração, não garantem crédito de autoria. Estas e outras contribuições ao trabalho podem ser reconhecidas separadamente, sob a forma de “Agradecimentos”.

No ato da submissão, os autores não devem apresentar agradecimentos. Os mesmos podem ser acrescidos ao manuscrito após o aceite para publicação. 

 

Idioma: a Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação aceita artigos em português e espanhol. No entanto, a prioridade editorial é pelo idioma português.

 

Ética e Plágio: o conteúdo dos artigos submetidos e publicados é de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeterem um artigo, os autores garantem que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro. A Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação utiliza software antiplágio para combater o plágio acadêmico e profissional, além de análises da equipe editorial e pareceristas, verificando a originalidade de artigos em processo de submissão e publicados. Caso seja caracterizado plágio no artigo submetido à Revista, ele será arquivado e os autores ficarão impedidos de submeterem artigos para a revista por um período de dois anos.

Pesquisas que envolvem serem humanos precisam ser apreciadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP via Plataforma Brasil.

Após a apreciação do CEP, os autores devem apresentar uma declaração formal das pesquisas realizadas com seres humanos nos termos das Resoluções n. 466/2012 e n. 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde que envolvem, por exemplo, entrevistas ou observações in loco.

A declaração formal é emitida após a apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa por meio de um número de Certificado de Apresentação de Apreciação Ética - CAAE.

Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA):

Com base nos estudos realizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), pela Cambridge University Press, pela Elsevier e pela Scielo sobre o uso de chatbots e inteligência artificial generativa em relação a publicações acadêmicas, a Revista Científica do SENAI-SP delimita as seguintes normas de submissão e avaliação:

a) Chatbots não podem ser listados como autores ou coautores de nenhum artigo submetido à Revista Científica do SENAI-SP. Nenhuma ferramenta de IA deve ser utilizada na geração de textos que compõem a estrutura do artigo a ser submetido ao periódico. Os chatbots não atendem aos critérios de autoria, pois não são capazes de assumir responsabilidade moral ou legal pela originalidade e integridade do trabalho, aprovação da versão final do texto a ser publicado, bem como, compreender conflitos de interesse ou gerenciar contratos de direitos autorais e de licença. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humano e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado.

b) Caso uma ferramenta de IA for utilizada para funções relativas ao apoio e sistematização de elementos que serviram de auxílio à produção do artigo, os autores devem ser transparentes sobre seu objetivo, além de especificar qual chatbot foi utilizado e as demais informações sobre sua aplicação na produção do artigo. Os autores que usarem ferramentas de IA na produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, coleta e análise de dados, entre outras funções que não categorizam a produção de texto do artigo, devem ser transparentes ao divulgar no Resumo, Introdução e Materiais e Métodos (ou seção semelhante) o tipo de chatbot utilizado, a função desempenhada pela ferramenta de IA e como esse processo ocorreu.

A fim de possibilitar análise científica, incluindo a replicação e a identificação de falsificação, as informações sobre o uso da ferramenta de IA devem ser disponibilizadas em sua totalidade, incluindo também as especificidades da ferramenta, resultados da pesquisa, a hora e a data da consulta.

c) Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seu manuscrito, mesmo aqueles relativos à pesquisa, organização e análise de dados e informações que compõem o artigo. Portanto, são responsáveis por qualquer violação da ética de publicação, (para além daqueles já causados pelos recortes específicos que configuram a pesquisa em humanidades), plágio, fabricação ou falsificação, incluindo textos e imagens gerados pela IA.

d) Os editores e pareceristas da Revista Científica do SENAI-SP não devem em nenhuma circunstância utilizar ferramentas de IA para efetuar as avaliações e análises dos artigos submetidos ao periódico. 

Caso ocorra a utilização de qualquer ferramenta de IA durante o processo de análise e avaliação de submissões, os(as) editores(as) e pareceristas devem informar sua utilização (conforme o item b) e estarem cientes que a avaliação/análise fornecida será desconsiderada do processo editorial.

 

 NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO 

O artigo científico deve conter entre 13 e 25 páginas, incluindo referências. As margens devem ser: superior e esquerda 3 cm; direita e inferior 2 cm, com espaço simples. O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. O artigo deve ser escrito no programa Microsoft Word. Além disso, é fundamental o uso das Diretrizes para Elaboração de Artigos Científicos, conforme normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e o uso do template padrão para a revista.

 

 DETALHES DA FORMATAÇÃO

  1. Título do artigo no idioma do documento: deverá ser na fonte Calibri 12 em maiúscula, negrito e centralizado.
  2. Título do artigo em outro idioma: é o título traduzido para a língua inglesa, seguindo a mesma formatação do título em português.
  3. Autoria: Prenome e sobrenome (abreviado ou não). Mais de um autor, colocar em linhas distintas, em notas de rodapé. A vinculação corporativa do autor deve trazer titulação, função e instituição a que está vinculado, seguidas de e-mail pessoal e  ID ORCID. E no final do documento deve constar a mini biografia de cada autor.
  4. Resumo no idioma do documento: deverá ser fonte Calibri 12, espaço simples. Os artigos deverão ser acompanhados de resumos em português (sem parágrafo, justificado e espaçamento simples). Palavras‐chave: indicar até cinco palavras, que sirvam para resumir o artigo como um todo. Utilizar ponto e vírgula entre as palavras.
  5. Abstract: é o resumo traduzido para a língua inglesa, seguindo a mesma formatação do resumo em português.
  6. Numeração de páginas: a numeração de página deve estar na margem superior alinhada à direita, com tipo de fonte Calibri, tamanho 10, iniciando a numeração a partir da primeira página do artigo.
  7. Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos. Deve-se utilizar texto com fonte Calibri, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.
  8. Corpo do texto: divide-se em introdução, revisão de literatura, procedimentos metodológicos, apresentação e análise dos resultados e discussões, conclusões e referências. Fonte Calibri, tamanho 12, justificado e com espaçamento simples.
  9. Notas de rodapé: devem ser evitadas as notas de rodapé. Somente deverão ser utilizadas quando estritamente necessário. Quando necessárias, deve-se seguir as Normas da ABNT.
  10. Siglas: use o nome por extenso de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência, seguidas da sigla entre parênteses. Nas ocorrências posteriores, basta usar a sigla. Por exemplo: Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI).
  11. Palavras estrangeiras: termos em outros idiomas devem aparecer em itálico.
  12. Referências: o título “Referências” deve ser posicionado à esquerda, em negrito, sem numeração, em fonte Calibri 12 e espaço simples.  As referências bibliográficas devem ser representadas em ordem alfabética e conter todos os dados necessários à sua identificação, conforme a norma ABNT NBR 6023.
  13. Agradecimentos: quando houver agradecimentos, devem ser inseridos após à conclusão do trabalho, seguido do título "Agradecimento".
  14. Citações: para apresentação de citações, deve-se utilizar a norma ABNT NBR 10520. Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes. As citações devem ser feitas na língua do artigo.
  15. Elementos de Apoio (Ilustrações, Tabelas, Quadros E Gráficos): todos os tipos de ilustrações devem conter tipo, número de ordem, travessão e, abaixo da ilustração, fonte, legendas e notas (se houver), acompanhando as margens estabelecida no texto. Utilize Calibri 10 para o título e para indicar a fonte que deve ficar na parte inferior da ilustração. O título da ilustração deve estar em negrito e a fonte não. Caso a fonte não seja dos autores, deve ser devidamente referenciada, com a referência completa inserida na seção Referências. Quando a ilustração for elaborada pelo autor em sua totalidade, deve conter os dizeres “Fonte: Elaborado pelo autor”.
  16. Redação: o texto submetido para o artigo deve ser redigido no estilo impessoal e mantido ao longo de todo o conteúdo.

 

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO 

Os critérios para avaliação levam em consideração: 

  1. A relevância do tema para áreas da revista.  
  2. A originalidade da contribuição para as áreas da revista. 
  3. A redação e clareza do texto. 
  4. A adequação das fontes e referências utilizadas. 
  5. A estruturação e desenvolvimento do conteúdo. 
  6. A metodologia utilizada na pesquisa. 
  7. A discussão dos resultados e conclusões com a literatura pertinente. 

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARES CEGAS (Double Blind Review) 

Utiliza-se o modelo Double Blind Review, de forma a garantir o sigilo quanto à identidade dos avaliadores e dos autores. O prazo é de cerca de três a seis meses entre submissão, apreciação e parecer. 

Primeira etapa: os originais submetidos para apreciação serão analisados em uma primeira etapa quanto à observância do atendimento das normas editoriais, coerência interna do texto, pertinência do conteúdo do original a linha editorial do periódico e contribuição para a inovação do conhecimento na área. 

Segunda etapa: Sendo aprovados na etapa preliminar, os originais são encaminhados para apreciação de mérito de seu conteúdo. Para tanto, utiliza-se o modelo pares cegas, de forma a garantir o sigilo quanto à identidade dos avaliadores e dos autores. A análise do texto é feita com base no instrumento de avaliação do artigo. Os pareceres encaminhados pelos avaliadores são analisados pelo comitê editorial quanto ao cumprimento das normas de publicação, conteúdo e pertinência. Após esse processo, são enviados aos autores com indicação de aceitação, reformulação ou recusa. 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.