Competências essenciais para a formação de profissionais em manutenção preditiva no contexto da Indústria 4.0
PDF

Palavras-chave

Indústria 4.0
manutenção preditiva
competências técnicas
educação profissional
formação profissional

Como Citar

Menezes, L. de J., Pattaro Junior, R. G., Favaro, R., Pilan, R. L., & Moura, S. M. do N. (2025). Competências essenciais para a formação de profissionais em manutenção preditiva no contexto da Indústria 4.0. Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia E Inovação | SENAI-SP Scientific Journal - Education, Technology and Innovation, 3(3), 17–42. https://doi.org/10.62899/rcs.v3i3.152

Resumo

A evolução tecnológica e a crescente adoção de práticas da Indústria 4.0 têm transformado significativamente o campo da manutenção industrial, com destaque para a manutenção preditiva. Este avanço tecnológico demanda profissionais com novas competências, criando um desafio significativo para as instituições de ensino técnico e profissionalizante. Este artigo tem como objetivo analisar as competências necessárias para a formação de profissionais de manutenção no contexto da manutenção preditiva, visando contribuir para o aprimoramento dos programas de formação técnica na área. A metodologia baseia-se em uma revisão sistemática da literatura dos últimos anos, abrangendo publicações sobre manutenção preditiva, formação profissional e competências necessárias no contexto da Indústria 4.0. Os resultados esperados incluem o mapeamento das principais tecnologias e práticas da manutenção preditiva, a identificação das competências requeridas dos profissionais e a proposta de diretrizes para o desenvolvimento dessas competências na formação técnica, considerando metodologias de ensino aprendizagem ativas.

https://doi.org/10.62899/rcs.v3i3.152
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação | SENAI-SP Scientific Journal - Education, Technology and Innovation