Estudo comparativo de 2 GPSs quanto à precisão, exatidão e a valiação da robustez na presença de Jammer
PDF

Palavras-chave

GPS
NEO6M
SIM808
Jammer

Como Citar

Carvalho, F. M. ., Dantas, L. P., Silva, M. C. B. da ., Canno, L. C. ., & Sousa, F. S. de. (2023). Estudo comparativo de 2 GPSs quanto à precisão, exatidão e a valiação da robustez na presença de Jammer. Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia E Inovação, 1(4), 64–90. Recuperado de https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/article/view/35

Resumo

Dentre as tecnologias disponíveis da IoT (Internet das Coisas), o sistema GPS (Global Positioning System) é amplamente aplicado em diversas áreas, como agrimensura, robótica e segurança, porém, está sujeito a diversas fontes de erro durante a medição. No entanto, existem poucos estudos disponíveis que visam avaliar o desempenho dos GPSs, os quais dependem de um firmware customizável. Propõe-se a avaliação do funcionamento dos GPSs NEO6M e SIM808 em relação a características como precisão, exatidão e robustez contra interferências intencionais. Os dados de latitude, longitude, VDoP (Vertical Diluition of Precision), HDoP (Horizontal Diluition of Precision) e PDoP (Position Diluition of Precision) serão extraídos utilizando a Raspberry Pi e uma estrutura IoT. Sobre os dados extraídos, serão aplicados conceitos como desvio padrão e incerteza padrão para avaliar a precisão. A exatidão e a robustez serão avaliadas de forma empírica. A metodologia adotada consiste em coletar dados de diferentes lugares usando os GPSs NEO6M e SIM808, calcular os parâmetros de precisão, exatidão e robustez e comparar os resultados obtidos. Serão realizadas medições em diferentes situações e distâncias, além de testes com a presença de jammers intencionais para avaliar a robustez dos dispositivos. Observa-se que na maioria das vezes o NEO6M apresenta maior precisão e exatidão, enquanto o SIM808 demonstra ser mais robusto contra interferências.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação