Estudo de caso: método de análise comparativa por FEA de junta deslizante em Cardans para veículos pesados
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Palavras-chave

Cardan
Junta Deslizante
Elementos finitos
Custo-benefício

Como Citar

Camargo , D. T. D. ., Silva, L. C. da ., Ribeiro , D. J. B. ., Goncalves Neto , N. ., & Silva , E. P. da . (2023). Estudo de caso: método de análise comparativa por FEA de junta deslizante em Cardans para veículos pesados. Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia E Inovação, 1(2), 31–58. Recuperado de https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/article/view/25

Resumo

Os cardans são componentes desenvolvidos desde o início da história da indústria automobilística, e engenheiros projetistas geralmente são confrontados com tarefas como, analisar o comportamento do projeto proposto com carregamentos pré-determinados e também a partir daí determinar valores de tensões/deformações, que levarão a falha de um cardan. Nesta pesquisa temos como foco analisar um ponto crítico do cardan, que é responsável pelo movimento linear mesclado com a transmissão do movimento rotativo, a junta deslizante. Iremos apresentar uma análise detalhada através de cálculos por elementos finitos, testar diversas alterações geométricas possíveis para uma substituição simples e direta na montagem do cardan, mantendo suas características desde projeto original. A partir destas análises, será possível identificar se a junta está aprovada para o uso proposto de acordo com as respectivas aplicações e necessidades do veículo, elencando variáveis como melhor custo-benefício e estimativa de tempo de vida. Essas informações podem variar caso desejemos aplicar esse cardan em outros caminhões, ônibus, caminhonetes ou máquinas, sendo necessário sempre um estudo para validação.

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