Arte, tecnologia e educação: promovendo a conscientização sobre a cultura Afro-Brasileira
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Palavras-chave

diáspora africana
herança cultural
educação
tecnologia

Como Citar

Disposto Souza , N. ., Santos da Anunciação , V., Jose dos Santos, L. ., Norberto de Souto , A. ., & Fernandes Oliveira, G. (2024). Arte, tecnologia e educação: promovendo a conscientização sobre a cultura Afro-Brasileira. Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia E Inovação, 2(4), 25–32. https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.118

Resumo

A diáspora africana e suas implicações culturais, educativas e artísticas são exploradas com ênfase na valorização e representação da herança africana no Brasil. A pesquisa analisa a visão homogênea do continente africano, resultante da colonização europeia, e seu impacto na formação da identidade brasileira. A Lei 10.639/03, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, é discutida como um marco importante, apesar dos desafios em sua implementação. Utilizando tecnologias inovadoras, como modelagem computacional, impressão 3D e corte a laser, o projeto de extensão criou bustos femininos e um quebra- cabeça do mapa da África. Essas peças, exibidas na exposição "Heranças Afro-Brasileiras", servem como ferramentas educativas e de crítica social, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e estimulando a reflexão sobre a história e a diáspora africana. Os resultados mostram que a integração de arte, tecnologia e educação pode combater estereótipos e invisibilização cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.118
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