Resumo
A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) emerge como uma poderosa estratégia pedagógica que potencializa os resultados acadêmicos dos alunos através do fomento à autonomia, definição de objetivos, colaboração, comunicação e reflexão. Ao ser implementada em cursos de nível superior, especialmente na disciplina de extensão universitária, a PBL não só facilita a compreensão dos alunos sobre a extensão como uma atividade intrínseca ao processo de ensino-aprendizagem, mas também se alinha ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conforme previsto na Constituição Federal. Nesse contexto, a universidade consolida seu papel social por meio de um conjunto de ações acadêmico-científicas que produzem dados de impacto coletivo e privado. Sendo assim, esta obra apresenta um estudo de caso em estado de work in progress, que aplica um modelo PBL fundamentado na metodologia do SENAI de Educação Profissional a uma turma do curso superior de tecnologia em Ciência de Dados. Não obstante, busca-se observar e analisar as opiniões dos discentes em relação ao seu desempenho ao longo do curso. Como resultado prévio, adquirido com base no primeiro semestre ministrado, é possível verificar uma grande adesão ao projeto proposto, fazendo com que a extensão universitária tenha um real papel na sociedade e seja uma experiência desafiadora e gratificante para os discentes envolvidos.
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