O uso de project based learning como estratégia desafiadora no curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados
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Palavras-chave

Extensão Universitária
Remama
Aprendizagem Baseada em Projetos
Ciência de Dados
Metodologia de educação profissional
metodologias ativas

Como Citar

de Oliveira Preto, V. ., Henrique Medeiros dos Santos Gigueira , P., Franzon Cruz do Espirito Santo, J. ., & Zaneti Kirilo, C. (2024). O uso de project based learning como estratégia desafiadora no curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados. Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia E Inovação, 2(4), 33–39. https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.116

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) emerge como uma poderosa estratégia pedagógica que potencializa os resultados acadêmicos dos alunos através do fomento à autonomia, definição de objetivos, colaboração, comunicação e reflexão. Ao ser implementada em cursos de nível superior, especialmente na disciplina de extensão universitária, a PBL não só facilita a compreensão dos alunos sobre a extensão como uma atividade intrínseca ao processo de ensino-aprendizagem, mas também se alinha ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conforme previsto na Constituição Federal. Nesse contexto, a universidade consolida seu papel social por meio de um conjunto de ações acadêmico-científicas que produzem dados de impacto coletivo e privado. Sendo assim, esta obra apresenta um estudo de caso em estado de work in progress, que aplica um modelo PBL fundamentado na metodologia do SENAI de Educação Profissional a uma turma do curso superior de tecnologia em Ciência de Dados. Não obstante, busca-se observar e analisar as opiniões dos discentes em relação ao seu desempenho ao longo do curso. Como resultado prévio, adquirido com base no primeiro semestre ministrado, é possível verificar uma grande adesão ao projeto proposto, fazendo com que a extensão universitária tenha um real papel na sociedade e seja uma experiência desafiadora e gratificante para os discentes envolvidos.

https://doi.org/10.62899/rcs.v2i4.116
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