CONVITE:
A Revista Científica do SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação comunica que no período de 03 de dezembro de 2025 a 03 de fevereiro de 2026 encontra-se aberta à submissão de trabalhos para publicação neste Dossiê Temático.
O Dossiê é organizado por Villy Creuz e Violeta Adelita Ribeiro Sutili, da Supervisão de Educação Profissional da Gerência de Educação do SENAI São Paulo.
EMENTA:
A Revista Científica do Senai-SP abre chamada para submissão de artigos que abordem os impactos das transformações tecnológicas, sociais e econômicas sobre o mundo do trabalho e os caminhos que a educação profissional vem trilhando para se adaptar e se antecipar a estas mudanças. A revolução digital, a automação, a economia verde e os novos modelos de organização produtiva, modelos de gestão e portfólio de produtos voltados à educação profissional estão colaborando para a nova arquitetura das competências exigidas dos profissionais voltados ao mercado de trabalho. Nesse bojo, as instituições de ensino estão sendo continuamente desafiadas a repensar suas práticas, seus currículos e suas metodologias de ensino. Por essa razão, alguns eixos são centrais, considerando que o cenário global, marcado por rápidas transformações tecnológicas, demandas ambientais urgentes e profundas mudanças no mundo do trabalho, impõe uma reavaliação crítica dos modelos educacionais. A transição para modelos econômicos de baixo carbono e circularidade redefine o mercado de trabalho. Surge, portanto, a necessidade de uma análise profunda das novas demandas e dos perfis profissionais emergentes na indústria. A educação profissional deve antecipar-se a estas necessidades, desenvolvendo itinerários formativos que posicionem o país na vanguarda da economia sustentável. Estratégias educacionais devem, portanto, focar na preparação do discente para setores em constante transformação. Isto implica em currículos dinâmicos, alinhados com as reais necessidades da indústria, forte componente de aprendizagem prática. O objetivo desta edição é promover a divulgação do debate e da disseminação de pesquisas, reflexões e experiências que evidenciem de que modo a educação profissional tem respondido aos desafios e oportunidades do futuro do trabalho. Buscam-se trabalhos que abordem a formação de profissionais com habilidades para atuar em um mercado em constante transformação. Por fim, reconhece-se a formação profissional como vetor de equidade e desenvolvimento social, no qual a educação promove a inclusão produtiva, garantindo que os benefícios da economia sejam distribuídos de forma justa. Nesse cenário, a educação profissional se posiciona como agente estratégico de inovação, inclusão e desenvolvimento nacional.
Temas Sugeridos
- Competências emergentes: digitais, socioemocionais, sustentáveis e empreendedoras;
- Economia verde e circular: novas demandas e perfis profissionais;
- Avaliação por competências: práticas inovadoras e desafios na educação profissional;
- Avaliação da educação profissional;
- Educação profissional e empregabilidade: estratégias para adaptação a setores em transformação;
- Trilhas de aprendizagem: personalização e flexibilidade na formação;
- Futuro do trabalho e inclusão produtiva: formação técnica como vetor de equidade.
No escopo de trabalho dessa edição da Revista Científica do Senai-SP prevemos a publicação de trabalhos que vinculem as práticas e as reflexões sobre o Ensino Profissional com a inovação de processos e de produtos.
Consulte as condições para submissão para adequar o seu trabalho, conforme as normas de publicação que se encontram disponíveis na revista no link: https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/about/submissions
O envio dos trabalhos deverá ser por meio da página da Revista: https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/index
Qualquer dúvida, entre em contato com os organizadores pelos e-mails: villy.creuz@sp.senai.br ou violeta.sutili@sp.senai.br.
