Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação

Edição Atual

v. 2 n. 2 (2024)
Publicado em março 19, 2024
Edição Regular - Dossiê

Editorial

TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS: A JORNADA DE FACILITIES MANAGEMENT NO BRASIL

Por: Robson Quinello – Professor na Faculdade SENAI São Paulo

Entre 1952 e 1954, foi construída a unidade escolar SENAI Anchieta, projeto concebido pelos arquitetos Duarte & Mange. Com inspirações industriais, o edifício abrigaria os cursos profissionalizantes demandados à época, em um dos epicentros da crescente urbanização e industrialização da cidade de São Paulo, o bairro Vila Mariana, ou seja, o local escolhido atendia a um desejo em um determinado contexto. Passados 70 anos, o icônico prédio preserva, em suas bem-conservadas edificações, uma história de adaptações, já que novas profissões surgiram ao longo das décadas, tornando-o referência nas áreas de tecnologias. Mudanças estruturais, como aquelas relacionadas à acessibilidade, foram incluídas nos ambientes construídos, demonstrando que, aparentemente estáticos, os espaços também se moldam às novas realidades, quer dizer, são dinâmicos. Não obstante, a perenidade daquilo que é construído depende de uma equipe atenta à conservação e à manutenção, respeitando sua história, isto é, seu ciclo de vida.

O parágrafo supracitado remete, brevemente, às decisões de localização, construção, manutenção e operação, experiência do ambiente, adaptações ou renovações. Juntas essas decisões formam um elo, denominado ciclo de vida dos espaços construídos, objeto central daquilo que seria chamado, muitos anos depois, de Facilities Management (FM) ou Gestão de Facilities, em tradução livre. Curiosamente, em meados de 2016, a escola disponibilizaria em sua grade um curso de pós-graduação na área, demonstrando estar atenta às novas realidades do mercado.

Um dos primeiros registros da expressão “Facilities Management” remonta à década de 1970, quando foi mencionado em um artigo americano no periódico Computer World no mesmo ano. Este observou uma nova modalidade de prestação de serviços que estava emergindo - o gerenciamento de instalações. Embora não existisse uma definição universal na época, somente em 2018 teríamos a ISO 41001 especificando a atividade, o foco era atender às novas demandas dos edifícios corporativos voltados para o processamento de dados. Esse momento foi marcado pela entrada massiva da indústria da computação nos ambientes de trabalho, especialmente no setor bancário dos Estados Unidos.

No Brasil, embora não haja registros oficiais do início do FM, destacam-se a formação do Grupo de Administradores de Serviços (GAS) e o Grupo de Gestores de Facilities (GRUPAS) em 1983 e 1984, respectivamente, que reuniram profissionais de administração de serviços. Esses grupos foram fundamentais para a criação da Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace (ABRAFAC) em 2004. Além disso, não podemos descartar a possibilidade de subsidiárias de multinacionais americanas ou europeias terem trazido conhecimentos tácitos para suas filiais no Brasil, especialmente aquelas com plantas industriais que contavam com departamentos de engenharia de planta, similar ao que ocorreu nos Estados Unidos.

Após a década de 1970, não só o mercado começa a “perceber” a nova modalidade, mas as escolas, com a criação de diversos cursos profissionais pelo mundo, bem como a formação de diversas associações profissionais. Atualmente, a indústria de Facilities, já consolidada, apresenta números significativos, tanto em quantidade de profissionais quanto em volume de recursos alocados. De acordo com o relatório da McKinsey de 2019, o setor atingirá globalmente, até 2024, cerca de 1,9 trilhão de dólares, com um crescimento anual de 6,2%. Nos Estados Unidos, onde há um cadastro oficial e estatísticas dessa ocupação, há mais de 118 mil gestores atuando na área. No Brasil, devido à recente aprovação da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) em 2023, ainda não dispomos de dados oficiais sobre esses números. De toda forma, podemos concluir que essas áreas e seus profissionais têm um alto impacto social, econômico e político nas comunidades em que estão inseridos.

Paralelamente a toda essa jornada, nada seria válido se essas histórias não fossem registradas e compartilhadas. Hoje a área possui periódicos internacionais específicos que retratam não só as problemáticas, mas também as soluções dos atores da imensa cadeia de valor de FM. Nessa esteira, é de significativo valor contarmos as nossas próprias narrativas, dentro de uma realidade tropical, ou seja, no contexto nacional. Operar e manter o “mecanismo predial” em alto nível e atento às necessidades das infraestruturas e das pessoas têm sido o grande desafio dos profissionais. Dessa forma, o dossiê apresentado buscou retratar algumas dessas realidades, como as da gestão de projetos, de resíduos, de contratos e pessoas, de manutenção e, no contexto do Environmental, Social and Governance (ESG), da participação das mulheres no mercado de FM. Juntos, esses artigos trazem reflexões importantes acerca do imenso potencial transformador que esses profissionais, dentro das organizações públicas ou privadas, podem gerar. Boa leitura!

 

Referências

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Disponível em: https://concla.ibge.gov.br/classificacoes/por-tema/ocupacao/classificacao-brasileira-de-ocupacoes. Acesso em: 26 fev. 2024.

MCKINSEY. Six emerging trends in facilities management sourcing. November 15, 2019.  Disponível em: https://www.mckinsey.com/capabilities/operations/our-insights/six-emerging-trends-in-facilities-management-sourcing. Acesso em: 26 fev. 2024.

Dossiê

Adriano Cavalcante da Silva, Ivo Lima de Souza, Danielle Miquilim, Rudson de Lima Silva, Fatima Gabriela Soeiro Mazzo Solha
01-20
Um panorama sobre as fases de contratação e fiscalização de serviços de facilidades na administração pública
PDF
Fatima Gabriela Soeiro Mazzo Solha, Danielle Miquilim, Ivo Lima de Souza, Rudson de Lima Silva
21-33
Turnover na gestão de facilities: o impacto, as causas e como tratar a rotatividade da equipe
PDF
Nilton de Souza Santos, Danielle Miquilim, Fatima Gabriela Soeiro Mazzo Solha, Ivo Lima de Souza, Rudson de Lima Silva
34-51
Gestão de manutenção em edifícios retrofits: uma pesquisa bibliográfica
PDF
Janaína Pereira Barbosa, Danielle Miquilim, Fatima Gabriela Soeiro Mazzo Solha, Ivo Lima de Souza, Rudson de Lima Silva
52-63
A ascensão da mulher no mercado de facilities
PDF
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