https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/issue/feed Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação | SENAI-SP Scientific Journal - Education, Technology and Innovation 2025-02-21T00:00:00-03:00 Bianca Siqueira Martins Domingos bianca.mdomingos@sp.senai.br Open Journal Systems <p><span data-contrast="auto">A Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação (RCS), é um periódico técnico-científico de publicação</span><span data-contrast="auto"> trimestral, totalmente aberto e gratuito, vinculado à Faculdade SENAI São Paulo, com sua inauguração em 2022, que tem como principal objetivo divulgar o conhecimento técnico-científico nas áreas de Educação, Tecnologia e Inovação, com caráter multidisciplinar.</span></p> <p><span data-contrast="auto"><strong>ISSN 2764-9385</strong> </span></p> https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/article/view/155 Determinação de 3-MCPD e Glicidol em óleos vegetais por meio de cromatografia gasosa com detector de massas 2025-02-20T10:52:50-03:00 Marcelo Balleste marcelo.balleste@yahoo.com Kerley Cristiane Victorino Romão kerley.romao@sp.senai.br <p>Este estudo investigou a presença de 3-MCPD e glicidol em óleos comestíveis, como canola, soja, azeite e girassol. Esses contaminantes podem representar riscos à saúde, e sua formação está associada a exposição a altas temperaturas durante o processo de refino ou cozimento. Utilizando uma técnica sensível de cromatografia gasosa, foi possível detectar concentrações mínimas desses contaminantes. Embora o Brasil não tenha regulamentações específicas para esses contaminantes, algumas marcas de óleos mostraram diferenças significativas nas concentrações, destacando a necessidade de melhorias em processos de controle. No geral, este estudo ressalta a importância do controle de qualidade para garantir a segurança dos óleos comestíveis e sugere a consideração de limites máximos de contaminação no Brasil, visando a proteção da saúde dos consumidores. A conclusão que se obteve é que apenas a amostra A do óleo de soja não atende aos limites estabelecidos, necessitando de um controle mais rigoroso em seu processo.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/article/view/100 Evolução do estudo de caso como método aplicado ao desenvolvimento de produtos e serviços na área da Engenharia de Produção 2024-05-27T22:38:33-03:00 Marco Aurélio Feriotti marco.a.feriotti@gmail.com Marco Antônio Rosatti Filho eng.rosatti@gmail.com Alexandre Formigoni alexandre.formigoni@fatec.sp.gov.br <p>O estudo de caso na pesquisa qualitativa visa aprofundar a compreensão de fenômenos específicos, mas sua aplicação às vezes é criticada. Há uma lacuna de estudos sobre seu uso no desenvolvimento de produtos e serviços, exigindo mais investigação nessa área. Dentre os métodos de pesquisa, o Estudo de Caso tem sido utilizado com frequência nas pesquisas acadêmicas. Este artigo aborda a evolução do uso do estudo de caso na Engenharia de Produção, utilizando métodos como revisão sistemática da literatura, análise bibliométrica, pesquisa Survey e entrevistas semiestruturadas. O material coletado foi interpretado a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin com uso do <em>software </em>Iramuteq. Pode-se inferir que, na opinião dos respondentes, o avanço da aplicação do estudo de caso nas pesquisas cientificas, relaciona-se a possibilidade de prever e analisar fenômenos. Este estudo contribui no aprimoramento e compreensão do método, enfatizando sua importância para a pesquisa em desenvolvimento de produtos e serviços.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/article/view/156 Redução do refugo através da aplicação do método FTIR - Fourier Transform Infrared Spectroscopy em processos de transformação do plástico: um estudo de caso em uma empresa de embalagens 2025-02-20T11:01:58-03:00 Fernando Henrique Custódio Bastos fernandovelaplast@gmail.com Kerley Cristiane Victorino Romão kerley.romao@sp.senai.br <p>A indústria nacional de embalagens plásticas possui um destaque importante nossa sociedade, ela agrega inúmeras tecnologias e está sempre em busca novos elementos que possam prover o desenvolvimento de seu setor. Deste modo fazer um estudo sobre como ela lida com os pontos que envolvem o controle de seus processos, sobretudo em como ela trata as questões relacionadas a eliminação das perdas ligadas a fabricação de seus produtos se mostra importante. O presente estudo, busca apresentar uma análise em uma empresa embalagens, que utiliza o processo de sopro, como base para seus processos de transformação do plástico, para atender o mercado do agronegócio. Para isso, foi utilizado algumas ferramentas da qualidade e o FTIR (<em>Fourier Transform Infrared Spectroscopy</em>) visando realizar a caracterização do material polimérico para compreender os elementos causadores de perdas dentro de seu processo produtivo. Com estes dados em mão foi possível traçar estratégias para a redução das perdas dentro do processo, causando um aumento na produtividade e evitando desperdícios – será corrigido após a adição do item 3.4 com os resultados do teste FTIR.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/article/view/127 Os desafios do ensino de cálculo no ensino superior para os cursos de tecnologia 2024-08-23T09:06:49-03:00 Adriano Pedrini adriano.pedrini@gmail.com Tatiana Aparecida de Almeida tatiana.almeida@sp.senai.br Carlos Augusto de Araújo Melo carlos.araujo@sp.senai.br José Neves Bezerra Júnior jose.njunior@sp.senai.br Aldo Roberto Pereira aldo.pereira@sp.senai.br André Felipe Savedra Cruz andre.cruz@sp.senai.br Luciano André Santos Luciano.santos@sp.senai.br <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre os questionamentos levantados pelos professores dos cursos de tecnologia, no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem no ensino de Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa busca identificar as principais dificuldades e apresentar algumas possíveis soluções, à luz da metodologia SENAI de Educação Profissional, para a superação desses obstáculos. Os resultados apontam para a necessidade de repensar o ensino do Cálculo em relação à forma como é ministrado atualmente e em relação à preparação dos alunos no ensino médio, além de propor soluções que, mesmo momentâneas, reduzem a ansiedade do aluno, reduzindo a evasão do curso e tornando o aluno parte do processo de ensino aprendizagem.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação https://periodicos.sp.senai.br/index.php/rcsenaisp/article/view/148 Protótipo para monitorar a temperatura bucal para uso odontológico 2025-01-26T16:20:20-03:00 Marcus Vinicius dos Santos Carvalho marcusibl@yahoo.com.br Edison Massao Motoki edison.motoki@mackenzie.br Alexandre Lasthaus alexandre.lasthaus@mackenzie.br <p>Os aparelhos ortodônticos ficaram populares com o aprimoramento na fabricação de bandas, bráquetes e fios. Desde então, a busca por esse tipo de tratamento aumentou. Dentre tantos métodos de tratamento podemos destacar o uso do aparelho móvel, que na maioria dos casos é usado combinado a outras técnicas. Com o avanço da tecnologia e o surgimento do IoT, um método chamou a atenção por ser capaz de melhorar esse tipo de tratamento. Contudo, apesar de promissor, esse método ainda pode ser estudado e melhorado. Evidenciando as medições de temperatura como elemento chave no trabalho, foram estudadas tecnologias capazes de monitorar e facilitar o processo. Assim, este projeto realizou o estudo e a elaboração de um sistema melhorado para monitoramento da temperatura em tempo real e visualização dos parâmetros obtidos através de um site HTML. Por meio da avaliação do sistema, coleta e análise de dados, constatou-se que o sistema obteve uma boa resposta, mostrando, com base nos testes realizados, o tempo em que o sistema ficou em determinado ambiente considerando a sua temperatura. Como fator importante para o funcionamento do protótipo, os dispositivos e tecnologias empregadas não apresentaram erros graves nem travamentos, mesmo submetidos a condição proposta, simulando um ambiente bucal. Os parâmetros coletados foram precisos e demonstram o sucesso dos testes e a pesquisa obteve conclusões importantes como a economia de bateria e a viabilidade da implementação prática.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação